Projetos

Datagerais

Alt Data Gerais

O DataGerais consiste em uma ferramenta que disponibiliza dados socioeconômicos do Estado de Minas Gerais. Esta ferramenta é destinada tanto a usuários que desejam apenas visualizar esses dados em formatos de relatório online e PDF quanto para aqueles que buscam exportá-los para posteriores tratamentos e análises.

Mapa da Web

Alt Observatório da Web

Com aproximadamente 65 milhões de brasileiros conectados à Internet – o correspondente a 36% da população, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil – eventos como a campanha presidencial de 2010 começaram a refletir um fenômeno já observado em países desenvolvidos. Cada vez mais, a Internet exerce um papel relevante na formação da opinião pública. Com a proposta de acompanhar esta nova realidade, o Observatório da Web é uma ferramenta gratuita dedicada ao monitoramento de importantes fatos, eventos e entidades na rede mundial de computadores em tempo real.

Rede Colaborativa de Software Livre e Aberto

Alt Rede Colaborativa de Software Livre e Aberto

Na prática, será criada uma rede regional de software livre que incluirá governos e sociedade civil para a troca de experiências e manutenção de um diálogo constante para promover ferramentas abertas no continente. Este modelo, inicialmente focado nos dois nichos escolhidos (e-governo e e-governança), será eventualmente estendido para outros contextos.

A célula da UFMG servirá como nodo inicial de uma rede regional que buscará: integrar esforços na área de SLA (software livre e aberto) dispersos pela América Latina e Caribe (ALC), divulgar melhores práticas, auxiliar na avaliação de soluções encontradas, promover eventos visando a capacitação de MPEs, apoiar projetos estratégicos de desenvolvimento de SLA e estimular a inclusão e cidadania digital com o uso do software livre.

Cidadão.Net

Alt Cidadão.Net

O projeto Cidadão.Net tem promovido a alfabetização e a inclusão digital de cidadãos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas Gerais para que atuem como multiplicadores dessa ação em suas regiões. Já foram implantados 110 telecentros para o atendimento de comunidades que, até então, não possuiam acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. Está prevista a implantação de outros 78 telecentros, que cobrirá todos os municípios da área de abrangência do IDENE.

O telecentro é uma sala equipada com computadores, conectados à Internet, que utiliza o sistema operacional LibertasBR. A estrutura destes telecentros é basicamente composta por 01 máquina servidora e máquinas clientes sem disco rígido.

O Laboratório de Software Livre é responsável pelo desenvolvimento de um sistema de acompanhamento do uso dos telecentros, o qual tem sido usado como ferramenta de controle do projeto Cidadão.NET.

LibertasBR

Alt LibertasBR

O projeto LibertasBR é um processo aberto de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Debian-Linux personalizada, voltada para ambientes educacionais, governamentais e empresariais. Seus principais objetivos são: estudar, padronizar e documentar esse processo de geração da distribuição; tendo como resultados posteriores a distribuição da versão padrão para o público via repositório na Internet ou via CDs de instalação (em desenvolvimento). O projeto LibertasBR também criará uma versão personalizada para seus interesses específicos através do portal de geração própria de CDs na Internet (em desenvolvimento). A Distribuição LibertasBR utiliza o etherboot nas máquinas clientes, além de oferecer uma solução completa para os ambientes de escritório e educacionais, abrangendo desde a edição de textos, planilhas eletrônicas, navegação na Internet, até recursos multimídias como rádio via Internet e edição de vídeo.

Cacic

Alt Cacic

O CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais) LibertasBR é o primeiro Software Público do Governo Federal desenvolvido pelo Consórcio de Cooperação entre a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o Escritório Regional a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV) no Espírito Santo corrigida e customizada pelo LSL - Laboratório de Software Livre da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Cacic - LibertasBR é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como: o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na red.

Ferramenta de Suporte à Gestão de Telecentros

Alt Telecentros

O sistema de suporte a gestão de Telecentros é um armazém de dados contendo as informações de utilização de recursos e informações cadastrais dos usuários do projeto Cidadão.NET. Do ponto de vista tecnológico, a utilização de tecnologias avançadas para a gestão e aperfeiçoamento dos mecanismos utilizados nos telecentros promove uma apropriação tecnológica e o desenvolvimento de massa crítica; além de facilitar uma fusão de recursos de tecnologia da informação e do seu uso. Do ponto de vista de inovação, a utilização de sistemas de gestão ao mesmo tempo que se implementa e avalia mecanismos de incentivo ao uso qualificado, introduz um novo patamar na condução de projetos de inclusão digital baseados em telecentros.

Sispel - Sistema de Personalização do LibertasBR

Alt LibertasBR

O SISPEL é uma ferramenta para geração de um instalador personalizado de um sistema operacional GNU/Linux, contendo apenas um conjunto de softwares escolhidos pelo usuário. Através de uma interface web, o usuário poderá selecionar softwares específicos ou uma ou mais áreas de aplicação (educacional, escritório, doméstico, etc). O SISPEL forneçerá, ao final do processo, uma ou mais mídias de instalação (DVDs ou CDs) contendo apenas o conjunto de softwares selecionado pelo usuário. A instalação do sistema é bastante simplificada, não exigindo que o usuário tenha de selecionar novamente cada um dos softwares a cada nova instalação. A motivação inicial para o desenvolvimento do SISPEL foi a necessidade de atender às inúmeras demandas dos projetos parceiros do LibertasBR, evoluindo posteriormente para a possibilidade de atender a outros potenciais usuários de software livre, principalmente usuários domésticos e com pouco conhecimento em informática.

WikiGov

Alt WikiGov

A ferramenta WikiGov foi desenvolvida visando promover a democratização e a transparência dos resultados dos pregões de compra de produtos e mercadorias pelo governo. Seguindo a tendência dos trabalhos colaborativos, através dessa ferramenta, o usuário pode participar ativamente desse processo marcando no mapa qualquer tipo de possíveis inconsistências que podem indicar processos duvidosos. A detecção dessas inconsistências se dá pelo agrupamento das informações apresentadas no Armazém de Dados.

Comments