Tutorial Octopress

| Comments

Introdução

Nessa documentação faremos uma apresentação básica da plataforma de blogs chamada Octopress. Essa plataforma, assim como diz o cabeçalho do site do Octopress http://octopress.org/, é uma “estrutura de blogs para hackers”, ou seja, exageros à parte, não é uma plataforma que contém os moldes tradicionais dos blogs tais como o Wordpress ou o Blogspot, ele é estático, feito principalmente em Ruby e os posts sao feitos de maneira que lembra bastante os textos feitos em Latex, ou seja, com um comando criamos o arquivo do post em uma pasta, abrimos o arquivo, editamos ele com a linguagem adequada e recarregamos a página novamente que ele estará publicado, sem preocuparmos com a formatação porque o Octopress faz tudo mediante configuração prévia.

Esse é um tutorial simples para as pessoas que trabalham no Laboratório de Software Livre da UFMG que ensina como manipular um blog já criado na plataforma Octopress, ou seja, como copiar os arquivos da máquina “lsl” para a máquina local, fazer postagens e atualizar o blog remotamente.

Copiar os arquivos da máquina lsl para uma máquina local

O Octopress tem uma estrutura de arquivos bem parecida como o Joomla e o Wordpress, a diferença é que copiamos os arquivos para uma máquina local, fazemos as atualizações necessárias e copiamos os arquivos para a máquina lsl, atualizando o blog novamente com um comando.

Para tanto, fazemos o comando:

1
git clone git@lsl.dcc.ufmg.br:site.git

Esse comando só funciona se a máquina onde esse comando foi feito estiver na UFMG e tiver as chaves de git de ambas as máquinas, pública e privada, forem correlatas.

Instalação das dependências

Vamos instalar os programas e dependências necessárias. Primeiramente instalamos o Ruby (supondo uma máquina com versão do GNU/Linux Gentoo):

1
# emerge ruby

Em seguida, fazemos:

1
gem install bundler
1
bundle exec bundle install

Atualizando o conteúdo do blog

Estando na pasta do Octopress no computador atual, com o comando:

1
rake new_post["Título da postagem"]

criamos uma nova postagem na pasta “source/_posts” e é lá que o arquivo que contém a nova postagem estará. Abrindo o arquivo de formato “.markdown” ou “.md” que é o apelido, podemos escrever o conteúdo do texto. Para mais detalhes da sintexe dos arquivos “.md”, ver a documentação do Octopress colocar a doc<-->.

Agora temos que atualizar o blog de fato, enviando o conteúdo que mudou para a máquina lsl. A vantagem do Octopress é que não precisamos fazer isso manualmente, simplesmente fazemos o comando:

1
rake gen_deploy

e inserimos a senha de root. Pronto, basta carregar o blog no endereço http://lsl.dcc.ufmg.br/blog/ que as mudanças estarão feitas.

Atualizar o trabalho usando Git

Sempre que formos atualizar o blog, o primeiro comando a fazer é:

1
git pull

Depois de fazer todas as atualizações, fazemos:

1
git commit -a -m "Texto explicando as mudanças ocorridas"

E por fim:

1
git push

Comments